Seca na Europa e guerra na Ucrânia afetam mercados globais de açúcar, aponta Rabobank

A estiagem que assola a Europa e ameaça a safra de grãos do continente também traz consequências para a produção de beterraba sacarina, conforme o estrategista global do Rabobank para o setor de açúcar, Andy Duff. Em podcast gravado pelo banco, ele explora como a indústria de açúcar europeia está sendo afetada pelo clima e pela guerra na Ucrânia.

Quais as perspectivas do agronegócio para 2023/2025?.

A visão do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, que participou do painel Agronegócio: Perspectivas 2023/2026, durante 21º Congresso da Abag, realizado dia 1º de agosto. É de que três temas devem ser observados pelo agronegócio no curto prazo: a nova globalização (com dois pólos, o ocidente, sem liderança e com a perda do protagonismo de organismos internacionais, e o oriente, liderado pela China), a segurança alimentar e o novo cenário transformado pela pandemia, que levou as empresas a trazer seus insumos para localidades próximas.

Em Cúpula, representantes de países da África e das Américas destacam que inovação é base para agricultura sustentável.

Brasil compartilha experiência em ciência, inovação e tecnologia, como programas de bioinsumos e agricultura de baixo carbono. Ministros, vice-ministros e altos funcionários da Agricultura, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia de 40 países participam da "Cúpula África-Américas sobre Sistemas Agroalimentares", em San José, na Costa Rica, com o objetivo de fortalecer a cooperação birregional para enfrentar os desafios da segurança alimentar global e fortalecer o papel de ambos os continentes em questões produtivas.